A CLÍNICA

feita para você

A Clínica UroVitória possui infraestrutura de alto padrão para atender, com qualidade e excelência, pacientes particulares e de convênios. Toda a equipe médica possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia. Temos equipamentos modernos e de alta tecnologia para a realização de exames e de procedimentos para um diagnóstico preciso. 

O quadro clínico possui vasta experiência para a realização de cirurgias visando a oferecer o melhor tratamento aos pacientes. Tratamos todas as doenças relacionadas ao rim, bexiga, adrenal, próstata, uretra, pênis e testículos. 

FISIOTERAPIA PÉLVICA

Para auxiliar no tratamento do paciente, a Uro Vitória oferece ainda o serviço de fisioterapia pélvica para crianças e adultos, que tem como objetivo principal promover a funcionalidade da musculatura do assoalho pélvico. 

É aplicada principalmente para: disfunções miccionais, como: incontinência urinária masculina e feminina, bexiga hiperativa, retenção urinária e em casos de infecção urinária recorrente; disfunções coloproctológicas, como: incontinência fecal e de flatos, constipação intestinal e anismo; disfunções sexuais, como: impotência sexual masculina e ejaculação precoce, vaginismo ( dificuldade na penetração sexual e dor) anorgasmia, queixas de flacidez, redução da lubrificação vaginal e  perda da libido; disfunções urinárias e coloproctológicas infantis, como: enurese noturna, constipação e incontinências. Além de queixas de dor pélvica crônica (endometriose) e prolapsos (quedas de órgãos pélvicos).

O trabalho fisioterapêutico é baseado em treinamentos com exercícios funcionais do assoalho pélvico com auxílio da eletroestimulação, que gera estímulos neurais específicos e o biofeedback eletromiográfico, que tem como principal função descobrir quais as fibras musculares estão sendo ativadas durante  a contração do paciente. É um importante recurso diagnóstico para identificar o tipo de fibra que cada indivíduo possui e através dele guiar o tratamento em sua especificidade, seja para uma recuperação muscular ou uma melhoria de desempenho. 

ultrassonografia

A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico baseado na observação de imagens a partir da reflexão de ondas sonoras de alta frequência.É um método diagnóstico que permite avaliar, em tempo real, cálculos urinários (pedras), tumores, inflamações ou dilatações com precisão adequada. Não é utilizado radiação, facilitando o seu emprego em praticamente todas as áreas da Medicina. O procedimento é simples, rápido e totalmente indolor. Após o exame o paciente pode retornar normalmente às suas atividades diárias.

Exames realizados
Abdome superior 
Abdome total
Aparelho urinário
Biópsia de próstata
Bolsa escrotal e/ ou testículos
Bolsa escrotal e/ ou testículos com Doppler
Próstata via abdominal
Próstata via transretal

Recomendações para antes e depois do exame
Para realizar a urofluxometria o paciente deve tomar de 4 a 6 copos de água e estar com a bexiga cheia. Após a urofluxometria o paciente pode retornar normalmente às suas atividades diárias

ESTUDO URODINÂMICO

O estudo urodinâmico tem o objetivo de avaliar o funcionamento da bexiga e da uretra, e serve para diagnosticar distúrbios da micção, incluindo incontinência urinária, obstruções e urgência urinária. É considerado o melhor exame para diagnóstico de obstrução urinária (aumento do volume da próstata, estreitamento da uretra) ou até mesmo perda de contração da bexiga. Nos casos de incontinência urinária feminina, o exame é importante para definir qual a melhor estratégia de tratamento. 

Recomendações para antes e depois do exame
O preparo para este exame requer o uso de antibiótico, em casos selecionados, para prevenir infecção urinária. Após a urodinâmica o paciente pode retornar normalmente às suas atividades diárias.

UROFLUXOMETRIA

A urofluxometria é um exame que avalia a intensidade do jato urinário. O exame tem por objetivo orientar o tratamento de pacientes com sintomas urinários. Pacientes com fluxo urinário baixo podem apresentar aumento do volume da próstata, estreitamento do canal da uretra, ou até mesmo perda de contração da bexiga. A principal vantagem da urofluxometria é sua facilidade de realização, pois é um exame rápido, simples e indolor.

Recomendações para antes e depois do exame
Para realizar a urofluxometria o paciente deve tomar de 4 a 6 copos de água e estar com a bexiga cheia. Após a urofluxometria o paciente pode retornar normalmente às suas atividades diárias. 

biopsia da próstata

A biópsia de próstata consiste na retira de pequenos fragmentos de tecido da próstata. O tecido retirado é enviado para análise e fornecerá o diagnóstico patológico. O exame serve para confirmar ou afastar a suspeita clínica de câncer da próstata. 

Recomendações para antes e depois do exame
O preparo para este exame requer jejum de oito horas e o uso de antibiótico para prevenir infecção. Para evitar sangramentos, o paciente deve suspender o uso de medicações anticoagulantes, como aspirina, por exemplo. Após a biópsia o paciente não deve dirigir, e deve permanecer em repouso domiciliar por um dia. Três dias depois da biópsia o paciente pode retornar normalmente às suas atividades diárias, sem nenhuma recomendação adicional.